Aprender as Vogais - Reflexão


Aprender as vogais
O jogo aprender as vogais é um jogo destinado ao 1º ano do 1ºciclo do ensino básico. É destinado à didática do português e tem como objetivo as crianças conseguirem interligar as imagens que contêm a palavra, necessária, para conseguir fazer ligação à respetiva vogal. Assim conseguem aprender/relembrar as mesmas.
Ao testarmos o jogo percebemos que contêm alguns “defeitos” em certas partes, como por exemplo, não têm uma grande variedade de imagens e palavras, acabam por se repetir palavras ao iniciar um novo nível. Também ao finalizarmos o nível não existe um próximo, termina ali, para iniciarmos um novo jogo temos de voltar ao início do jogo. Um outro ponto relativamente ao jogo escolhido, por ser “muito fácil” pode ser um pouco desmotivador para um aluno que entenda melhor o tipo de aprendizagem apresentada no jogo ou para aquele que esteja muito mais avançado na utilização de jogos de computador.
Contudo, é um jogo de uso fácil e apelativo pois utiliza várias cores e música de fundo, o que chama bastante a atenção das crianças com estas idades.
A utilização destes jogos é bastante útil para as diversas áreas da aprendizagem educativa, pois ajuda a consolidar matérias várias e também a aprendizagem das mesmas.
 Contudo nem sempre os jogos são assim, não existe uma grande variedade de escolha, deixando o jogador sem liberdade de poder escolher, e isto acontece muito com jogos que estejam ligados à área da educação, por exemplo, ao utilizarmos sempre as mesmas táticas de jogo e formas acaba por ser desmotivador para quem está “do outro lado” do jogo. 

Referências


Alves, L. R. (42-2. 2008). Games e educação - a construção de novos significados. Revista Portuguesa de Pedagogia, 225-236.

Educação. (25 de maio de 2016). Obtido de Revista Educação: http://www.revistaeducacao.com.br/a-historia-do-uso-dos-jogos-na-educacao/

Sousa, J. J., Andrade, A. M., & Araújo, J. M. (s.d.). 3º encontro sobre jogos e mobile learning. O papel dos jogos digitais na aprendizagem e inclusão de alunos em risco na biblioteca escolar, pp. 131-142.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogo Kahoot!

Aula Aberta - "Cidadania Digital" : Reflexão de Patrícia Miguel