O uso das TIC em sala de aula


As Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC – são conjuntos de recursos tecnológicos, ou seja, redes de computadores, centrais telefónicas inteligentes, entre outros, utilizados para a criação e utilização de informação. A tecnologia é utilizada para fazer um tratamento de informação, podendo assim, facilitar o utilizador a alcançar um determinado objetivo quer seja em termos de pesquisa ou até mesmo de comunicação à distância.
As TIC têm os seus prós e os seus contras quanto à sua utilização na sala de aula, mas, no entanto, podemos desde já constatar que estas, como aprendizagem informal, são um complemento para a aprendizagem formal uma vez que, nos dias de hoje, cada vez mais os professores pedem aos alunos para fazerem pesquisas na internet e trabalhos no computador.
Na nossa opinião, as crianças, com a utilização destas novas tecnologias, sendo esta uma aprendizagem informal, podem aprender de uma forma mais fácil e lúdica, este é um novo método de aprendizagem ainda pouco utilizado, mas muito vantajoso. Este recurso tem como objetivo possibilitar os discentes a testar os seus conhecimentos e progressos, quer a nível tecnológico, quer a nível de matérias de outras disciplinas; desenvolve competências e uma participação mais individual; utiliza uma linguagem mais simples para a comunicação; e, por fim, poderá também reforçar a imaginação, a curiosidade, a criatividade, a autonomia e o gosto pela partilha das suas aprendizagens. No entanto “As tecnologias são ferramentas cognitivas para aprender e não professores de substituição” (Reeves, 1998). Por exemplo, no nosso 1º ciclo, já tínhamos de utilizar bastante este novo método tecnológico, mas nunca esquecendo que apesar disso, teríamos de apresentar o nosso trabalho à turma acabando por interagir com os mesmos.
Por conseguinte, as TIC também têm os seus contras na parte da aprendizagem formal, ou seja, passará a existir uma falta de preparação tanto dos professores como dos alunos; utilização excessiva desta tecnologia e por consequência, desabituação de pesquisa em livros. “(…) nem todas as novas práticas de (auto-) aprendizagem a partir das novas tecnologias são, por si só, boas. (…) não substitui, como a capacidade de interpretar e refletir sobre a informação.”. (PAZ, J. (2008)) Sabemos também que, a internet é um meio bastante perigoso, podendo existir riscos de cyberbulling, exposição de conteúdos inapropriados, entre outros. “(…) se não for devidamente ponderada, (…) distrai do essencial e perturba a comunicação pedagógica.” (RIBEIRO, A. e SILVA, J. M. (2003)). No nosso tempo de escola, ao utilizarmos demais os meios informáticos, acabamos por nos tornar mais preguiçosos quando tínhamos de fazer pequenas pesquisas em livros.
 Partilhamos da opinião que, a escola não é um lugar onde o professor se limita a debitar matéria mas, é também, um lugar de conhecimento e novas aprendizagens “(…) deve tornar-se num espaço onde são facultados os meios para construir o conhecimento, atitudes e valores e adquirir competências (…).” (Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal). Contudo, o professor deverá ser um recurso facilitador que se demonstre sempre disponível para percorrer o mesmo caminho que o aluno e demonstrar estar recetivo às novas aprendizagens que esta nova tecnologia pode proporcionar aos alunos. 
Podemos assim concluir que, o professor tem de assumir novas formas de interação com os alunos, estar numa constante aquisição de competências e conhecimentos, inovar com materiais didáticos, novas metodologias e estratégias, saber gerir o tempo de sala de aula com todas as áreas e hipóteses de inovações de explicação de uma nova matéria e, por fim, conseguir avaliar as implicações pedagógicas que as TIC podem trazer. Vimos assim que, apesar dos prós e contras as TIC têm umas grandes vantagens e temos intenção de implementar as novas tecnologias com os nossos futuros estudantes, mas nunca esquecendo os métodos mais antigos como, a leitura de livros e a escrita à mão.

Referências


Botelho, F. (2006). Textos e literacias.

Lopes, R., Rodrigues, F., Graça, M., & Marques, A. (2013). Significados Scripto - Visuais nos jornais e implicações didáticas.

Mendoza, M. Á. (21 de maio de 2018). Os 10 principais riscos na internet para crianças e adolescentes. Obtido de WeLiveSecurity: https://www.welivesecurity.com/br/2018/05/21/principais-riscos-na-internet-para-criancas-e-adolescentes/

O que são as TIC? (s.d.). Obtido de Escolas Madeira: escolas.madeira-edu.pt/eb1pescondestavel/tabid/10852/Default.aspx

Pissara, A., Silva, A. R., & Armando, C. (11 de janeiro de 2015). Vantagens e desvantagens, da utilização das novas tecnologias em sala de aula. Obtido de As TIC na educação: https://asnticnaeducacao.wordpress.com/category/aplicacao/vantagens-e-desvantagens/


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