O uso das TIC em sala de aula
As
Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC – são conjuntos de recursos
tecnológicos, ou seja, redes de computadores, centrais telefónicas
inteligentes, entre outros, utilizados para a criação e utilização de
informação. A tecnologia é utilizada para fazer um tratamento de informação,
podendo assim, facilitar o utilizador a alcançar um determinado objetivo quer
seja em termos de pesquisa ou até mesmo de comunicação à distância.
As
TIC têm os seus prós e os seus contras quanto à sua utilização na sala de aula,
mas, no entanto, podemos desde já constatar que estas, como aprendizagem
informal, são um complemento para a aprendizagem formal uma vez que, nos dias
de hoje, cada vez mais os professores pedem aos alunos para fazerem pesquisas
na internet e trabalhos no computador.
Na
nossa opinião, as crianças, com a utilização destas novas tecnologias, sendo
esta uma aprendizagem informal, podem aprender de uma forma mais fácil e
lúdica, este é um novo método de aprendizagem ainda pouco utilizado, mas muito
vantajoso. Este recurso tem como objetivo possibilitar os discentes a testar os
seus conhecimentos e progressos, quer a nível tecnológico, quer a nível de
matérias de outras disciplinas; desenvolve competências e uma participação mais
individual; utiliza uma linguagem mais simples para a comunicação; e, por fim,
poderá também reforçar a imaginação, a curiosidade, a criatividade, a autonomia
e o gosto pela partilha das suas aprendizagens. No entanto “As tecnologias são
ferramentas cognitivas para aprender e não professores de substituição”
(Reeves, 1998). Por exemplo, no nosso 1º ciclo, já tínhamos de utilizar
bastante este novo método tecnológico, mas nunca esquecendo que apesar disso,
teríamos de apresentar o nosso trabalho à turma acabando por interagir com os
mesmos.
Por
conseguinte, as TIC também têm os seus contras na parte da aprendizagem formal,
ou seja, passará a existir uma falta de preparação tanto dos professores como
dos alunos; utilização excessiva desta tecnologia e por consequência,
desabituação de pesquisa em livros. “(…) nem todas as novas práticas de (auto-)
aprendizagem a partir das novas tecnologias são, por si só, boas. (…) não
substitui, como a capacidade de interpretar e refletir sobre a informação.”.
(PAZ, J. (2008)) Sabemos também que, a internet é um meio bastante perigoso,
podendo existir riscos de cyberbulling, exposição de conteúdos inapropriados,
entre outros. “(…) se não for devidamente ponderada, (…) distrai do essencial e
perturba a comunicação pedagógica.” (RIBEIRO, A. e SILVA, J. M. (2003)). No
nosso tempo de escola, ao utilizarmos demais os meios informáticos, acabamos
por nos tornar mais preguiçosos quando tínhamos de fazer pequenas pesquisas em
livros.
Partilhamos da opinião que, a escola não é um
lugar onde o professor se limita a debitar matéria mas, é também, um lugar de
conhecimento e novas aprendizagens “(…) deve tornar-se num espaço onde são
facultados os meios para construir o conhecimento, atitudes e valores e
adquirir competências (…).” (Livro Verde
para a Sociedade da Informação em Portugal). Contudo, o professor deverá ser
um recurso facilitador que se demonstre sempre disponível para percorrer o
mesmo caminho que o aluno e demonstrar estar recetivo às novas aprendizagens
que esta nova tecnologia pode proporcionar aos alunos.
Podemos
assim concluir que, o professor tem de assumir
novas formas de interação com os alunos, estar numa constante aquisição de competências e
conhecimentos, inovar com materiais
didáticos, novas metodologias e estratégias, saber gerir o tempo de sala de aula com todas as áreas e hipóteses de
inovações de explicação de uma nova matéria e, por fim, conseguir avaliar as implicações pedagógicas que
as TIC podem trazer. Vimos assim que, apesar dos prós e contras as TIC têm umas
grandes vantagens e temos intenção de implementar as novas tecnologias com os
nossos futuros estudantes, mas nunca esquecendo os métodos mais antigos como, a
leitura de livros e a escrita à mão.
Referências
Botelho,
F. (2006). Textos e literacias.
Lopes, R., Rodrigues, F., Graça, M., & Marques,
A. (2013). Significados Scripto - Visuais nos jornais e implicações
didáticas.
Mendoza, M. Á. (21 de maio de 2018). Os 10
principais riscos na internet para crianças e adolescentes. Obtido de
WeLiveSecurity:
https://www.welivesecurity.com/br/2018/05/21/principais-riscos-na-internet-para-criancas-e-adolescentes/
O que são as TIC? (s.d.). Obtido de Escolas Madeira: escolas.madeira-edu.pt/eb1pescondestavel/tabid/10852/Default.aspx
Pissara, A., Silva, A. R., & Armando, C. (11 de
janeiro de 2015). Vantagens e desvantagens, da utilização das novas
tecnologias em sala de aula. Obtido de As TIC na educação:
https://asnticnaeducacao.wordpress.com/category/aplicacao/vantagens-e-desvantagens/
PowerPoint
Literacia(s), Cidadania e Educação
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